As vantagens de possuir um escritório comercial na China

Anteriormente você já viu porque deve-se utilizar uma Trading company nas operações de comércio internacional, e hoje vamos falar das vantagens de se ter um escritório na China, que é o maior parceiro comercial do Brasil. Todos os dias atracam nos portos brasileiros milhares de contêineres com diversas mercadorias, desde matéria-prima até bens de consumo de alta tecnologia, abastecendo todo o mercado nacional.

Por trás de toda essa movimentação existe uma série de atividades complexas sendo realizadas visando o sucesso da operação tanto para quem importa quanto para quem exporta. Algumas dessas atividades são bastante facilitadas se você puder contar com uma estrutura adequada no país de seu parceiro comercial. Veja abaixo algumas delas:

1 . Desenvolvimento de fornecedores

Com seus mais de 5 mil anos de história, idioma característico e cultura peculiar, a China é um mundo à parte. Digo isso não apenas de forma figurada, pois se levarmos em conta o mercado interno (20% da população global) e o território continental, estamos lidando realmente com um mundo diferente do nosso. Mas diferente não precisa significar oposto.

Agora imagine você tendo que desenvolver um fornecedor específico do seu segmento em uma cidade com mais de 26 milhões de habitantes, que não fala seu idioma e tudo isso em um território 15 vezes menor que o estado de Santa Catarina. Sim, esses números são da cidade de Xangai que é o maior centro comercial da China e conta com um dos portos mais movimentados do mundo… É como procurar uma agulha no palheiro.

Aposto como você adoraria poder contar com um nativo de Xangai que, além de confiável, falasse português para lhe ajudar a pesquisar, filtrar e auditar as fábricas de interesse. Essa é uma das vantagens em se ter uma estrutura local.

2 . Negociação

Após desenvolvido o fornecedor e definidos os produtos, entra a fase de negociação. Os chineses possuem uma política de negociação agressiva, seus preços são quase sempre atrativos, porém existe uma grande diferença entre um preço competitivo e o melhor preço possível. A negociação nesses casos nem sempre se resume ao preço, mas também por quesitos de qualidade e serviço do fornecedor.

O empresário chinês valoriza muito o relacionamento com o seu parceiro comercial, e ter uma pessoa qualificada que possa representar a sua empresa durante essa jornada inicial de negociação, é muito significante. Ainda mais sendo um chinês, evitando ruídos de comunicação e gafes culturais. Isso tudo pavimenta o terreno para um relacionamento de longo prazo de bastante sucesso.

3 . SEGURANÇA

Mesmo que você já tenha passado com sucesso pelas etapas anteriores sem nenhuma ajuda, quem garante que aquilo que você comprou vai chegar de acordo com o que foi acordado? Ou ainda, quem disse que vai chegar? O seu fornecedor existe mesmo ou é apenas uma empresa de fachada? Esse é um receio comum do brasileiro, e não é por acaso. São muitos os casos de fraude mesmo com empresas que já fizeram as primeiras operações de forma satisfatória.

Agora, se você puder contar com um pessoal de suporte que visite a fábrica, faça inspeções na produção e acompanhe o embarque das mercadorias, seus riscos diminuem drasticamente. Estas são algumas táticas de forma a validar se o fornecedor realmente existe, e se o produto negociado é o mesmo que está embarcando. Ainda mais quando os produtos em questão são private label, ou seja, se são fabricados com a sua marca, tanto nas caixas de transporte quanto nas embalagens e rótulos personalizados, onde o risco de erro se torna ainda maior. Vale reforçar que estamos negociando com o outro lado do mundo e quanto mais formas de reduzir o risco da operação, melhor.

Outra vantagem importante em possuir um representante na China é a pesquisa de tendências e novidades de produtos para segmentos específicos. A China é “vitrine” para lançamento de produtos para o mundo, sem contar a criatividade dos chineses em desenvolver soluções inovadoras. Ter alguém lá recebendo essas informações em “primeira mão” pode ser a oportunidade que sua empresa precisa para sair na frente.

Mesmo sabendo de tudo isso, para uma empresa que está iniciando sua atividade em comércio exterior, possuir um escritório próprio se torna inviável pelo custo e até mesmo pela necessidade de um representante local. Nesse caso, conte com a gente.

A BM3 Trading faz parte do Grupo Soul, um conglomerado industrial voltado ao comércio internacional tendo como maior parceiro a China, e para nós é viável e indispensável uma base comercial na Ásia. Hoje possuímos três escritórios estratégicos na China, com foco em desenvolvimento e negociação com fornecedores.

Um dos diferenciais da BM3 Trading é poder estender toda esta estrutura aos nossos clientes e parceiros, dando mais segurança às operações de importação.

Quer saber mais sobre como importar? Entre em contato conosco através de nossos canais. Será um prazer lhe ajudar!


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